RESENHA 1o LEVANTAMENTO TRILHA DO BESOURO DE MARACANGALHA 2012
DATA: 19/08/12
DESTINO: MARACANGALHA
PONTO DE ENCONTRO: REI DA PAMONHA BR 324
SAIDA: 08:30
PARTICIPANTES (17)
GENTILEZA + HUMBERTO + WAGNER (Band – Kifaro)
CARANGUEIJO + D ZERADA (Hilux SW4)
JACARE+LAGARTIXA (Mitsubitsh TR4)
JACKSON+esposa e filhos +amigos (Band)
CATINGUEIRO + GRAUÇA (Band)
PLAYMOBIL + esposa + primo (Land Defender)
LARGADA
Atendendo a convocação de Gentileza para a primeira etapa de levantamento da Trilha do Besouro de Maracangalha 2012 (TBM-2012) varios Toyers, familiares e amigos encontraram-se para um lanche no REI DA PAMONHA, e partiram pontualmente as 08:30 em comboio para Maracangalha.
Carangueijo estreando sua nova SW4 e Catingueiro tirou sua band direto do Shopping para a lama.
MARACANGALHA
Chegando às 09:10 fomos recebidos pelo comite de recepção liderado por Zezito Pena (ex prefeito de São Sebastião e bemfeitor da região 9986-7227, 9617-9815) e Bosco (proprietario do armazem 9633-6412, 9633-2359) que garantiram todo o apoio ao nosso evento. Humberto lembrou os velhos tempos de eletrificação da regiao e de camaradagem com Zezito).
NA TRILHA
Entrando no chao de barro as 10:00hs de logo pressentimos que teriamos um dia cheio de aventuras. O tempo estava firme e ensolarado, porem a estrada estava humida e escorregadia, pontilhada de lama pisoteada por tropas de animais.
Depois de testar as reduções e erosões, documentadas por inumeros fotografos e cinegrafistas, nos deparamos com a primeira bronca: A PONTE DO RIO QUE CAI (ou que esta pra cair).
Gentileza fez o reconhecimento da passagem: 25cm de lama e 30cm de agua.
Prevendo a dificuldade da travessia, passou o Kifaro pela ponte, armando o ponto de guinchagem do outro lado.
Não deu outra, e tome-le guincho em Jackson e Play, os unicos que tentaram o baldeio. Os demais nem tentaram, foram pela ponte.
Apos varias cancelas e capim alto, dois enxarcados exigiram pericia e categoria dos pilotos. Os acompanhantes sempre vibrando e fazendo fotos alem de apreciar as belas paisagens da região.
Depois dos trilhos Catingueiro deu vacilo e se enroscou na lama, sendo protamente ginchado por Playmobil.
Mas o mais emocionante ainda estava por vir. O trecho do antigo cacaual estava praticamente interditado por lamaçal brabo e erosões que nem carro de boi passava. Guiados por Tonho (capataz da fazenda 75-91593521), tivemos acesso pelo pasto e contornamos a buraqueira. Mesmo assim nos aguardava uma BAIXADA DO BOQUEIRAO, cheia de lama e com uma vala de boca aberta pela esquerda. Todos passaram com o “c no ponto” e quando aguardavamos os fotografos retornarem aos carros, um piloto resolveu voltar a cena, refazendo o trajeto. Não deu outra: traçado mais fundo na lama, puxando para a vala. Depois de muita ida e vinda a band de Jackson entalou numa PALITEIRA e, so saiu de banda, tome-le guincho.
Dai pra diante so alegria, paramos numa biboca pra uma merecida cerveja e rumo, pra Salvador TODOS ENLAMEADOS porem com a ALMA LAVADA.
MANUTENÇAO NA TRILHA
Jakson ta economizando! Ao inves de levar a band pra oficina deixa pra fazer manutenção na trilha:
Com a colaboração dos mecanicos de plantão teve que limpar os filtros de combustivel com AR COMPRIMIDO MADE IN GENTILEZA.
ENCERRAMENTO COM CHAVE DE OURO
Tudo resolvido, fomos almoçar (17:00HS) na churrascaria Tche Picanha onde reabastecemos nossa fome e vontade de voltar a Maracangalha.
Resenha por Gentileza
Confira as Fotos:
passei nesta trilha hoje (21/10/2012) apoz a ponte, prendi o cabo no poste depois do rio, sucesso. bronca foi uma descida onde tinha uma cerca eletrica. o carro empapou na lama quase endurecida e quando guichei, o cabo de aço rompeu e não tinha outra viatura proximo. trancei a ponta do cabo, deixei de preguiça e coloquei uma patesca e sai do sufoco. sorte que tinha uma arvore proxima.
Não aconselho ninguem a entrar nesta trilha só, á menos que tenha uma ancora de solo pois la tem muito pasto sem ponto para ancoragem!